Contador de visitas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

resenha do artigo de MARCUSCHI ( Gêneros textuais: definição e funcionalidade) - Resenha de Luciano Maximo Ferreira.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002. p. 19-36.
                       
                      Gêneros textuais: definição e funcionalidade é um artigo onde Luiz Antonio Marcuschi é a favor do trabalho utilizando textos na sala de aula a partir da utilização do gênero textual. Marcuschi considera limitado o trabalho com a tipologia textual, porque não se pode ensinar narrativa em geral, devido alguns problemas que a tipologia textual traz, concretizando de formas diferentes os textos.
                       Os gêneros textuais contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia-a-dia, sendo eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e práticos, integrando-se funcionalmente nas culturas em que se desenvolvem, sobre tudo, hoje em dia, com o uso da tecnologia. A intensidade dos usos de tecnologia na área da educação e suas influencias, propiciam o surgimento de novos gêneros textuais, causando o surgimento de formas discursivas novas, ou seja, a transmutação dos gêneros.
                        A comunicação verbal só é possível por algum gênero textual, pois a língua é tida como uma forma de ação social e histórica que ao dizer, também constitui a realidade. Dentro deste conceito, a expressão tipo textual é usada para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística e a expressão gênero textual, é usada para dar uma noção propositadamente vaga para se referir aos textos materializados que encontramos em nossa vida diária.

                       Este artigo de MARCUSCHI é de grande utilidade para nos esclarecer essa sensível diferença que há entre os tipos e gêneros textuais, dando contribuição de grande valia, possibilitando aos alunos mestria ao desenvolver suas atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário